Geração Z: características

 





A sociologia define geração de acordo com as características da população, costumes e valores em determinado período de tempo, e as influências que este grupo sofre do contexto histórico, social, econômico e político em que vivem. Esses fatores podem determinar o comportamento em sociedade. Os conceitos de gerações foram desenvolvidos a partir do marketing americano no pós-guerra. 

A geração Z, também conhecida como geração multitarefa, é formada em regra por pessoas que nasceram entre os anos 1997 a 2010, apesar de não haver consenso em relação a esse período de tempo entre os sociólogos.

 

No mercado de trabalho

 

A Geração Z vê seu trabalho como um meio para alcançar seus objetivos. Ao contrário dos milênios, que tem como uma das características a necessidade de amar o que fazem, a geração Z entende que o trabalho é realizado por motivos financeiros. Por isso, estão dispostos a aceitar um emprego que forneça uma renda estável e os benefícios necessários, mesmo que não seja o emprego dos sonhos.

Sendo assim, se eles tiverem que fazer uma escolha entre fazer o gosta e receber um salario maior, certamente o salario prevalecerá na maioria das vezes. Para eles o trabalho dos sonhos não é uma necessidade como para outras gerações. Essa característica de atenção as finanças pode ser explicada pelo fato de muitos desses jovens viram seus pais da geração X perderem muito dinheiro na crise de 2008 e a recessão que veio junto com ela. São testemunhas da rapidez como o dinheiro pode desaparecer.

 

São empreendedores

 

Quando se trata de empreendedorismo, a internet, abriu caminho para varias historias de superação de pessoas  carentes que mudaram suas vidas da noite para o dia, criando sites, softwares, e aplicativos digitais. São exemplos disso a notável ascensão de Steve Jobs e Bill Gates de labutar em suas garagens para acumular riquezas ilimitadas. A Geração multitarefa sabe que boas ideias geram dinheiro.

Eles não têm medo de correr atrás de novas ideias e insistem em inovar e acreditam que têm o que é preciso para ter sucessos semelhantes.  Essa insistência vem do fato de que muitas das informações que precisam está um simples clique e na palma das mãos através dos smartphones, por isso, tem consciências de que tudo que ainda não sabem podem aprender o que torna a decisão ousada de ser um empreendedor menos árdua e mais fácil de encarar.

 

Estão ligados a tecnologia

 

A Geração Z sabe que se precisar de alguma informação, ela estará facilmente acessível. Assim, como estar conectado torna a comunicação praticamente ilimitada, não é incomum que os membros deste grupo tenham amigos em todo o mundo. Para muitos, comunicar-se com alguém do outro lado do mundo pode ser mais fácil do que se comunicar com parentes mais velhos na mesa de jantar durante uma refeição de fim de ano.

Embora os telefones possam ser confundidos com uma extensão do corpo membros da Grupo Z, os telefones celulares são usados, antes de tudo, para fins de entretenimento. Os membros desta geração ainda preferem ter contato humano face a face sempre que possível, especialmente com pessoas que conhecem.

Nesse contexto, a geração multitarefa faz muita pesquisa on-line e as empresas que tentam alcançar esse grupo estariam bem servidas para atraí-los por meios on-line em comparação com os métodos antigos de impressão, rádio ou televisão. Eles pesquisam empresas on-line e confiam nas avaliações dos usuários para fazer backup de seus instintos sobre uma empresa antes de realmente fazer negócios com eles. Um ponto negativo desse uso constante de ferramentas de pesquisa online é o excesso de informação.

 

Gostam de outras pessoas

 

Sim, a Geração Z gosta de interação cara a cara, mas nem sempre precisa ocorrer no mesmo local físico. Utilizando regularmente aplicativos como FaceTime, Skype, Zoom, os membros desta geração costumam ter conversas “cara a cara” com milhares de quilômetros separando os participantes, utilizando tecnologia da qual são tão adeptos.

Nesse sentido, a principal diferença entre os Z e as gerações mais antigas é a quantidade reduzida de contato visual empregado. Porque essa geração mais jovem nasceu com um aparelho nas mãos e está simplesmente acostumada a olhar para baixo. Não pretende ser um sinal de desrespeito ou desinteresse na pessoa que fala com eles, embora as gerações mais velhas possam interpretar sua falta de contato visual como tal.

 

São competitivos

 

Este grupo é muito focado e competitivo na maioria das áreas da vida. Eles não apenas querem entrar nas melhores escolas e conseguir os empregos mais bem pagos, como também querem ganhar todos os debates e todos os eventos esportivos. A competição impulsiona constantemente esse grupo.

A competição pode ser contra os outros ou dentro de si. E, a competição contra o relógio é uma constante. Eles querem o que querem agora! A paciência é uma arte perdida com a Geração Z, sabendo que eles precisam agir rapidamente para conseguir o que querem, temendo que alguém possa vencê-los. Para o filosofo Mario Cortella um problemas desta geração é ausência de paciência. Contudo os jovens desta geração que moram na zona rural costumam desenvolver mais a paciência do que aqueles que moram nas cidades.



 

Estão abertos as mudanças

 

Com informações ilimitadas na ponta dos dedos, a Geração Z tem muito conhecimento e exposição a muitos tópicos diferentes. Com essa amplitude de conhecimento, buscam constantemente novas ideias e experiências. Eles vão mudar de direção em um centavo sem pensar duas vezes, deixando algumas das gerações mais velhas balançando a cabeça tentando acompanhá-lo.

Nessa direção, ao contrário das gerações anteriores, este grupo jovem está ativamente engajado em conversas políticas, apesar de muitos deles ainda não poderem votar. A informação é mais fácil de encontrar, tornando-os “especialistas” nos assuntos muito rapidamente. Com essa mentalidade, eles tendem a se unir a causas que ressoam com eles, muitas vezes antes mesmo de levar tempo para considerar o “outro lado”. Eles fazem parte do fenômeno da ciberpolítica.




Logo, os traços dessa geração citados acima, não são estanques e absolutos porque as gerações são marcadas e mudam de acordo com fatos sociais que, inevitavelmente, acontecem ao longo da história, desta forma o conceito de geração  é consequência do contexto socioeconômico da época em que vivem, ademais, toda geração tem muito a aprender com as gerações passadas e futuras

Portanto, pode haver, sim, pessoas que nasceram no período cronológico da geração multitarefa e não se identificam com as características desta classificação,  e, sim com as de outras gerações. Sendo assim, apesar da divisão sociológica, não se pode generalizar, porque a sociedade muda constantemente, sobretudo em tempos de velocidade da informação e de mundo líquido conforme ensinou Zygmunt Bauman.

 

Referências:

 

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001 

https://www.youtube.com/watch?v=P742boY1C2A



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