Geração Z: características
A sociologia define
geração de acordo com as características da população, costumes e valores em
determinado período de tempo, e as influências que este grupo sofre do contexto
histórico, social, econômico e político em que vivem. Esses fatores podem
determinar o comportamento em sociedade. Os conceitos de gerações foram
desenvolvidos a partir do marketing americano no pós-guerra.
A geração Z, também conhecida
como geração multitarefa, é formada em regra por pessoas que nasceram entre
os anos 1997 a 2010, apesar de não haver consenso em relação a esse período de
tempo entre os sociólogos.
No mercado de trabalho
A Geração Z vê seu
trabalho como um meio para alcançar seus objetivos. Ao contrário dos milênios,
que tem como uma das características a necessidade de amar o que fazem, a
geração Z entende que o trabalho é realizado por motivos financeiros. Por isso,
estão dispostos a aceitar um emprego que forneça uma renda estável e os
benefícios necessários, mesmo que não seja o emprego dos sonhos.
Sendo assim, se eles
tiverem que fazer uma escolha entre fazer o gosta e receber um salario maior, certamente
o salario prevalecerá na maioria das vezes. Para eles o trabalho dos sonhos não
é uma necessidade como para outras gerações. Essa característica de atenção as
finanças pode ser explicada pelo fato de muitos desses jovens viram seus pais
da geração X perderem muito dinheiro na crise de 2008 e a recessão que veio
junto com ela. São testemunhas da rapidez como o dinheiro pode desaparecer.
São empreendedores
Quando se trata de empreendedorismo,
a internet, abriu caminho para varias historias de superação de pessoas carentes que mudaram suas vidas da noite para
o dia, criando sites, softwares, e aplicativos digitais. São exemplos disso a
notável ascensão de Steve Jobs e Bill Gates de labutar em suas garagens para
acumular riquezas ilimitadas. A Geração multitarefa sabe que boas ideias geram
dinheiro.
Eles não têm medo de
correr atrás de novas ideias e insistem em inovar e acreditam que têm o que é
preciso para ter sucessos semelhantes. Essa insistência vem do fato de que muitas das
informações que precisam está um simples clique e na palma das mãos através dos
smartphones, por isso, tem consciências de que tudo que ainda não sabem podem
aprender o que torna a decisão ousada de ser um empreendedor menos árdua e mais
fácil de encarar.
Estão ligados a
tecnologia
A Geração Z sabe que se
precisar de alguma informação, ela estará facilmente acessível. Assim, como
estar conectado torna a comunicação praticamente ilimitada, não é incomum que
os membros deste grupo tenham amigos em todo o mundo. Para muitos, comunicar-se
com alguém do outro lado do mundo pode ser mais fácil do que se comunicar com
parentes mais velhos na mesa de jantar durante uma refeição de fim de ano.
Embora os telefones
possam ser confundidos com uma extensão do corpo membros da Grupo Z, os
telefones celulares são usados, antes de tudo, para fins de entretenimento. Os
membros desta geração ainda preferem ter contato humano face a face sempre que
possível, especialmente com pessoas que conhecem.
Nesse contexto, a geração multitarefa faz muita pesquisa on-line e as empresas que tentam alcançar esse grupo estariam bem servidas para atraí-los por meios on-line em comparação com os métodos antigos de impressão, rádio ou televisão. Eles pesquisam empresas on-line e confiam nas avaliações dos usuários para fazer backup de seus instintos sobre uma empresa antes de realmente fazer negócios com eles. Um ponto negativo desse uso constante de ferramentas de pesquisa online é o excesso de informação.
Gostam de outras
pessoas
Sim, a Geração Z gosta
de interação cara a cara, mas nem sempre precisa ocorrer no mesmo local físico.
Utilizando regularmente aplicativos como FaceTime, Skype, Zoom, os membros
desta geração costumam ter conversas “cara a cara” com milhares de quilômetros
separando os participantes, utilizando tecnologia da qual são tão adeptos.
Nesse sentido, a principal
diferença entre os Z e as gerações mais antigas é a quantidade reduzida de
contato visual empregado. Porque essa geração mais jovem nasceu com um aparelho
nas mãos e está simplesmente acostumada a olhar para baixo. Não pretende ser um
sinal de desrespeito ou desinteresse na pessoa que fala com eles, embora as
gerações mais velhas possam interpretar sua falta de contato visual como tal.
São competitivos
Este grupo é muito
focado e competitivo na maioria das áreas da vida. Eles não apenas querem
entrar nas melhores escolas e conseguir os empregos mais bem pagos, como também
querem ganhar todos os debates e todos os eventos esportivos. A competição
impulsiona constantemente esse grupo.
A competição pode ser
contra os outros ou dentro de si. E, a competição contra o relógio é uma
constante. Eles querem o que querem agora! A paciência é uma arte perdida com a
Geração Z, sabendo que eles precisam agir rapidamente para conseguir o que
querem, temendo que alguém possa vencê-los. Para o filosofo Mario Cortella um
problemas desta geração é ausência de paciência. Contudo os jovens desta
geração que moram na zona rural costumam desenvolver mais a paciência do que
aqueles que moram nas cidades.
Estão abertos as
mudanças
Com informações
ilimitadas na ponta dos dedos, a Geração Z tem muito conhecimento e exposição a
muitos tópicos diferentes. Com essa amplitude de conhecimento, buscam
constantemente novas ideias e experiências. Eles vão mudar de direção em um
centavo sem pensar duas vezes, deixando algumas das gerações mais velhas
balançando a cabeça tentando acompanhá-lo.
Nessa direção, ao
contrário das gerações anteriores, este grupo jovem está ativamente engajado em
conversas políticas, apesar de muitos deles ainda não poderem votar. A
informação é mais fácil de encontrar, tornando-os “especialistas” nos assuntos
muito rapidamente. Com essa mentalidade, eles tendem a se unir a causas que
ressoam com eles, muitas vezes antes mesmo de levar tempo para considerar o
“outro lado”. Eles fazem parte do fenômeno da ciberpolítica.
Logo,
os traços dessa geração citados acima, não são estanques e absolutos porque as
gerações são marcadas e mudam de acordo com fatos sociais que, inevitavelmente,
acontecem ao longo da história, desta forma o conceito de geração é
consequência do contexto socioeconômico da época em que vivem, ademais, toda
geração tem muito a aprender com as gerações passadas e futuras
Portanto,
pode haver, sim, pessoas que nasceram no período cronológico da geração
multitarefa e não se identificam com as características desta
classificação, e, sim com as de outras gerações. Sendo assim, apesar da
divisão sociológica, não se pode generalizar, porque a sociedade muda
constantemente, sobretudo em tempos de velocidade da informação e de mundo
líquido conforme ensinou Zygmunt
Bauman.
Referências:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001
https://www.youtube.com/watch?v=P742boY1C2A
Comentários
Postar um comentário