12 Características da Geração “Y”



 


A sociologia define geração de acordo com as características da população, costumes e valores em determinado período de tempo, e as influências que este grupo sofre do contexto histórico, social, econômico e político em que vivem. Esses fatores podem determinar o comportamento em sociedade. Os conceitos de gerações foram desenvolvidos a partir do marketing americano no pós-guerra. 

A geração Y, também conhecida como geração do milênio, é formada em regra por pessoas que nasceram entre os anos 1982 a 1996, apesar de não haver consenso em relação a esse período de tempo.


 

Características


  1. As pessoas desta geração possuem perfil imediatista e querem viver o presente sem se importar muito com o futuro e muito menos com a aposentadoria.
  2. Precisam viver desafios novos no ambiente de trabalho e serem estimulados a darem o seu melhor.
  3. Possuem facilidade para empreender, principalmente, com as novas tecnologias e conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.
  4. Estão dispostos a correr riscos em prol da própria realização pessoal e profissional não se importando até mesmo com o registro em carteira.
  5. Eles são defensores  do meio ambiente e estão envolvidos em ações sociais. Nesse aspecto são mais conscientes que seus pais.
  6. No mercado de trabalho tratam seus superiores igualmente como se fossem colegas. Não se alinhando com os padrões das gerações anteriores.
  7. Estes jovens cresceram cercados por pais das gerações anteriores culpados pela ausência que fizeram aos seus filhos por terem que trabalhar para sustentá-los, por isso criaram crianças mimadas e ansiosas (dificuldade em lidar com frustrações e falhas).
  8. Em consequência da interação e do relacionamento que estabelecem através da internet com outras pessoas tornaram-se mais tolerantes a outras culturas, etnias e crenças.  Sendo assim possuem uma visão de mundo ampla, por isso estão mais aptos a conviver e aceitar as diferenças.
  9. Precisam se sentir respeitados, pelos seus superiores hierárquicos para se sentirem confortáveis no mundo corporativo, não se intimidam facilmente e pedem para sair do emprego se se sentirem desmotivados
  10. Eles têm facilidade para influenciar pessoas, inclusive por terem uma presença forte nas mídias sociais.
  11. Geralmente esta geração ao invés de estar se dedicando ao estudo e ao trabalho gastam mais tempo e dinheiro com novidades e lançamentos do mundo digital, como por exemplo, smartphones e games com os recursos mais avançados.
  12. A criação que esses jovens receberam menos rígida em comparação com a de seus pais, possibilita a eles discutir seus pensamentos, aspirações e desejos com seus genitores ou familiares próximos, pois eles não acatam as ordens que lhes são dadas de imediato, mas, querem e precisam participar da tomada de decisões para se sentirem motivados e parte integrante da execução de planos e metas no ambiente de trabalho e na família, ou seja, a hierarquia rígida perde relevância para este grupo e o respeito deve ser mútuo, para que haja harmonia e produtividade. 




 Desafios no mercado de trabalho
 

Este grupo é formado por pessoas em plena capacidade produtiva. E já milhões de trabalhadores pertencentes a este grupo no mundo corporativo. Por isso é importante que os chefes e líderes de equipe estejam atentos a estas mudanças de comportamento de caráter global, para que tracem estratégias e tomem providências para enfrentarem os desafios trazidos pela chegada deste grupo ao mercado de trabalho, ou seja, antigos métodos e modelos de gestão não funcionam mais.

Nesse sentido, atualmente muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo são fundadas e formadas por pessoas desta geração, que empregam sua capacidade criativa e empreendedora na gestão desses negócios.

Todavia, os milênios não conseguem se adaptar a ambientes sociais onde prevalece uma só opinião e onde há segregação e rigidez, assim, é necessário que se reveja ou recicle as velhas metodologias de trabalho, ou seja, é preciso que se avalie a interação e participação destes profissionais  dentro das empresas, permitindo uma harmonia maior, inclusive estimulando a multiplicidade de ideias.

É crucial saber ouvir a contribuição que estes profissionais têm a oferecer, sobretudo mantendo a motivação em alta. Os líderes mais atentos já perceberam que é necessário quebrar paradigmas e preconceitos para harmonizar a gestão a esse perfil profissional. O sucesso deste grupo está na facilidade com as novas tecnologias, ferramenta essencial para qualquer empresa hoje.

Porém, eles ainda encontram resistência por parte daqueles gestores que não estão preparados para recepcioná-los e dos profissionais de outras gerações que se sentem desconfortáveis em lidar com eles, em alguns casos se sentem ultrapassados por eles.

É fundamental que as organizações estejam atentas ao perfil dessa faixa etária, realize planejamento, treinamento, aulas e palestras de gestão para o desenvolvimento da capacidade de liderança, uma vez, que estes profissionais possuem, visto que já ocupam espaço considerável da mão de obra, atualmente, e isso só tende a crescer no futuro.

Entretanto, essa geração vivenciou várias crises econômicas e políticas que fizeram e fazem com muitos deles sejam obrigados a mudar de comportamento para sobreviver ao cenário, por exemplo o ataque às torres gêmeas em 2001, a crise financeira de 2008, as crise econômica e política e de representatividade de 2014 e com ela a recessão e até a pandemia da covid-19, em 2020. Também ajustes fiscais, flexibilização de regras trabalhistas todos esses fatores contribuem para a incerteza, falta de perspectiva, mas, por outro lado estimula a resiliência desse grupo.

Assim, os traços dessa geração citados acima, não são estanques e absolutos porque as gerações são marcadas e mudam de acordo com fatos sociais que, inevitavelmente, acontecem ao longo da história, desta forma o conceito de geração  é consequência do contexto socioeconômico da época em que vivem, ademais, toda geração tem muito a aprender com as gerações passadas e futuras

Logo, pode haver, sim, pessoas que nasceram no período cronológico da geração milênio e não se identificam com as características desta classificação,  e, sim com as de outras gerações. Sendo assim, apesar da divisão sociológica, não se pode generalizar, porque a sociedade muda constantemente, sobretudo em tempos de velocidade da informação e de mundo líquido conforme ensinou Zygmunt Bauman.

 

Referências:

 BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001 https://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html

https://www.significados.com.br/geracao-y/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20gera%C3%A7%C3%A3o,nascerem%20num%20mundo%20totalmente%20globalizado.

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